No Facebook, Etna reclama das reclamações

Nessa última sexta-feira, circulou pela Internet uma discussão sobre o post feito na página das lojas Etna no Facebook. O caso repercutiu muito mal para a marca, mas após verificar todas informações, a página trata de um fake e não tem ligação com as lojas Etna. Da mesma forma, vamos aproveitar o fato e discutir algumas maneiras de tratar problemas de relacionamento com o cliente nas redes sociais.

Post da Etna no Facebook. Pessoal que quer curtir este página da Etna, essa pagina foi feita para o publico fica por dentro das novidades da Loja e não foi feita para receber reclamações da loja. Agradecemos a sua compreensão.

Veja o link do post no Facebook: http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=525482087482823&id=524929374204761

Em todos os comentários do post, as pessoas reclamaram da posição da empresa.

Como tratar problemas no Facebook?

As opções de como lidar com os problemas e reclamações dos seus clientes através do Facebook, Twitter ou outra rede social.

1 – Tenha um profissional dedicado ao atendimento, que possar dar andamento e soluções através da rede social ou entrando em contato diretamente com o cliente. É bom que essa pessoa tenha muito conhecimento dos serviços e produtos, além de contato direto com um responsável dentro da empresa.

2 – Receber as reclamações, encaminhar para um setor responsável e já responder para o cliente algo do tipo “Já encaminhamos sua reclamação para o setor responsável, que já está analisando seu problema e vai entrar em contato em até x horas”. Essa mensagem já dá um certo conforto ao cliente, que ele já foi ouvido e alguém vai ajudá-lo em breve.

3 – Informar ao cliente quais os canais de reclamação não é a melhor forma, pois se a empresa já tem um perfil ou página na rede social, ele deve também escutar seus clientes.

Não tem uma receita exata para gerenciar, mas seguindo uma das regras acima, sua empresa já consegue escutar o cliente e ter seu canal aberto nas redes sociais.

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