Como organizar projetos de SEO

Desde que trabalho com web, procuro manter todos os projetos organizados. Arquivos, documentação, status, alterações, etc. Isso nem sempre foi usando metodologias ou processos. Trabalhando em empresas diferentes e algumas em crescimento, fui estudando e aprendendo as formas corretas de se organizar com projetos.

Dessa forma, fui adaptando na organização com projetos de SEO. Como? Experiência e me adaptando. Curso de SEO o mercado sempre teve, mas não com metodologias e processos definidos para trabalhar projetos de SEO. A minha solução foi acompanhar os projetos com os recursos disponíveis, principalmente o Excel.

Otimizando os projetos

Os projetos da empresa eram acompanhados por etapas e tarefas, a fazer e concluídas. O processo era feito dessa forma e com relatórios, tinha o status do andamento. Assim eu pensei em organizar os projetos de SEO da mesma forma. Inicialmente, de forma bem simples, listando tarefas a fazer e que já foram feitas. Depois disso, como definir prioridades?

Errando e aprendendo

Considerando as prioridades de cada tarefa, separei em dois grupos, prioridade maior e menor. Mas nesse ponto, acabei gerando uma falha. Algumas tarefas com prioridade maior demoravam muito para concluir e nesse tempo, podiam ser feitas outras de menor prioridade que poderiam gerar bons resultados. Errando nesse ponto, aprendi que não podemos ignorar tarefas menos prioritárias.

Chegando ao checklist

Com o tempo, novos e diferentes projetos, ia me adaptando com essa lista de tarefas. Até que um belo dia, achei uma palestra do Rafael Rez Oliveira, que ele apresentou um checklist de SEO. Uma planilha com diversos itens para analisar e marcar o que foi feito.

Com essa planilha do checklist, fui adaptando ao meu trabalho e até mesmo melhorando a organização. Além disso, foi necessário fazer algumas atualizações, retirando alguns itens e inserindo outros.

Checklist de SEO

Exemplo do checklist de SEO adaptado

Essa metodologia eu usei antes mesmo de começar a trabalhar na Buscar ID. Já como analista da Buscar, já estava adaptado e sabia como utilizar o mesmo processo que a agência trabalha até hoje. E eu nem sabia que o Rodrigo era também criador da metodologia, junto com o Rafael.

Hoje os dois lançaram o Checklist de SEO, um curso completo explicando a metodologia, com técnicas de SEO avançado e muito conhecimento para que você possa adaptar em sua agência e projetos.

Assim, deixo para vocês essa dica: Sempre estudar e otimizar seu trabalho. Não preocupar apenas com o cliente, mas também com seus métodos e processos. Dessa forma, você consegue trabalhar, acompanhar e entregar melhores resultados.

Apaixonado por SEO e web, dedico o blog para escrever artigos de SEO, experiências em trabalhos e projetos pessoais. Analista de SEO da Buscar ID, sempre em busca de novos desafios, conquistas e novas otimizações. Se quiser tomar uma cerveja.. tweet me!