Mantenha o internauta em sua página através da fidelização
No Brasil, usuários que não mantém frequência de visitas nos sites e portanto não compram, são um dos problemas mais comuns enfrentados por empreendedores deste mercado. A primeira visita se torna a única oportunidade de negócio, diminuindo radicalmente as chances de venda do produto ou serviço oferecido.
O mercado do e-commerce oferece diversos benefícios aos consumidores. De preços abaixo do mercado à comodidade de comprar e receber sem sair de casa, esta prática já é comum entre pessoas no mundo inteiro. Mas como todo empreendimento, para dar certo e ser lucrativo é necessário que sejam desenvolvidas estratégias que auxiliam na captação do público alvo, e transformam isto em conversão, ou seja, vendas.
Por que eles não voltam?
A perda de interesse por um site é comum, já que na web os visitantes tem diversas opções. É como se entrássemos em um shopping que ofereça informação, entretenimento, tecnologia, sociabilidade, oportunidades, enfim, boa parte do que precisamos. Seria difícil encontrar tempo para visitar e consumir todas as possibilidades neste local, e criar um vínculo de confiança entre consumidor e uma empresa. É exatamente o que ocorre na web. Um visitante pode até encontrar seu site. Se ele vai comprar ou não é outra questão, e provavelmente ele não comprará.
Pesquisas apontam que 47% dos internautas só compram promoções. Já 36% destes, só aceitam promoções com frete grátis. Os consumidores virtuais estão cada vez mais exigentes quanto a oferta e segurança, e geralmente refinam sua pesquisa antes de finalizar a compra. Por isso, a fatia de consumidores que compram na primeira visita é de 1%.
Fidelizando através do e-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia eficaz quando falamos de marketing de relacionamento. Há alguns anos o e-mail marketing não era efetivo, pois não existia uma preocupação com a relevância das mensagens. Acreditava-se simplesmente que o volume de e-mails marketing seria suficiente para a fidelização de clientes. Mais tarde os profissionais entenderam que as boas práticas, ou seja, como estes e-mails seriam entregues, seria uma estratégia eficaz para maximizar os resultados.
A otimização de templates também é uma discussão relevante. Algumas regras devem ser respeitadas na criação de um template para que ele não caia nas redes de spam dos provedores. A preocupação com o consumidor passou a ser o principal foco e, para levar informação de forma agradável e atrativa, os bons e-mails marketing adotaram como requisitos o conteúdo relevante. Esta prática permite levar a informação certa para o tipo de demanda de cada consumidor. Para se desenvolver conteúdo relevante, existem ferramentas de pesquisa disponíveis que permitem identificar o fluxo de visitas em sua página e seu posicionamento em sites de busca. Este estudo o fará entender como seu site é visto pelos internautas e o que eles estão procurando.
O e-mail marketing deve ser percebido pelo cliente como um canal prestativo. Uma fonte agradável de informação a respeito de seus interesses. Desta forma, o e-mail marketing irá aproximar seu cliente, conquistar sua confiança definitiva e tornar-se um grande aliado de seu e-commerce.