A importância da conversão no e-mail marketing

Em alguns trabalhos com e-mail marketing, a ideia de muitos clientes era apenas criar um e-mail marketing legal e sinceramente, até eu já tive essa ideia.
O que precisamos trabalhar no e-mail marketing? Fiz uma lista de itens que muitas vezes não damos muita importância, mas que podem ser essenciais para a conversão do cliente.

Inicialmente, o que é a conversão no seu e-mail?
Ler as informações, clicar para acessar seu site, suas promoções, artigos. Podemos trabalhar com vários fatores, mas nesse caso, vamos trabalhar com o clique no e-mail levando a um site.

Remetente do e-mail

Receber um e-mail do “José Maria – Vendas”, sua primeira pergunta é: “Quem é José Maria?”.

Trabalhe sempre com o nome da sua empresa. Além do leitor identificar de quem é o e-mail, você está trabalhando a sua marca.

Assunto da mensagem

Uma parte muito importante, que faz o cliente abrir aquela mensagem. Se o cliente gosta de futebol, um assunto anunciando produtos de basquete pode não atrair muito. Por isso também é importante trabalhar na segmentação na base de e-mails.

Leitura da mensagem

Já trabalhou para fazer uma imagem linda, moderna e cheia de informação, mas ela traz o conteúdo importante para o cliente?
Sua mensagem deve ter fácil leitura, sem que o cliente precise rolar muito para achar algo atraente.
Se necessário, coloque o destaque principal no início e outras informações mais a baixo.

O clique

O cliente abriu, leu e gostou, mas onde clico para comprar?
Aproveite seu texto, suas imagens para colocar os links, mas não se esqueça de colocar um botão que indique “compre já” ou um texto que o cliente identifique ser um link.

A conversão dos e-mails não é tão simples. É preciso trabalhar na segmentação de clientes, testar o melhor horário para enviar sua news e uma boa ferramenta para gerenciar tudo isso.

O próximo passo é trabalhar na conversão do site. O cliente já chegou interessado no produto, não é hora de perder a venda. Um bom assunto para discutir em novo post.

Apaixonado por SEO e web, dedico o blog para escrever artigos de SEO, experiências em trabalhos e projetos pessoais. Analista de SEO da Buscar ID, sempre em busca de novos desafios, conquistas e novas otimizações. Se quiser tomar uma cerveja.. tweet me!