E-commerce Carrefour – Avaliando SEO e Marketing

Nessa sexta-feira pela manhã, todos divulgaram a notícia que o Carrefour suspendeu suas atividades no segmento de e-commerce. Uma pergunta que fiz e acho que vale a pena refletir: “O Carrefour ainda tem tinha e-commerce?”.

Aviso E-commerce Carrefour

Aviso divulgado no site www.carrefour.com.br

Comecei a pensar um pouco sobre o tema e algumas possíveis “falhas” de marketing e SEO do site. O que poderia ser melhor?

Comparativo entre concorrentes

Inicialmente, fiz um comparativo dos domínios entre grandes concorrentes do varejo no Brasil.

Comparativo SEMrush

Pelo SEMRush, um simples comparativo de tráfego orgânico entre os domínios do Carrefour, Submarino, Ponto Frio e Extra. O Ponto Frio e Extra, além de concorrentes online, também tem suas lojas físicas, como o próprio Carrefour.

Inicialmente, identificamos o baixo tráfego, além da grande diferença entre os três outros concorrentes, que trabalham forte na otimização de suas páginas.
Nesse ponto, vemos que não teve um investimento pesado em SEO ou otimização dos sites. Uma dica e ação que sempre é feita nos meus projetos é, “o que o concorrente faz de SEO?”, “o que está dando certo nas estratégias do meu concorrente?”. Isso é o mínimo para ter um caminho de quais ações podem ser relevantes para o início do projeto.

Além desse comparativo, verifiquei o gráfico de palavras-chave.
O Carrefour não chegou a 50.000 palavras, já os outros concorrentes avaliados passaram de 130 mil.

Link Building

Também fiz uma comparação pelo Ahrefs para analisar seus backlinks.

A ferramenta identificou um total de 30 mil backlinks, enquanto o Submarino tem quase de 7 milhões. Seguindo o Ponto Frio com 264 mil e Extra com pouco mais de 70 mil. Nos dois últimos, vemos um crescimento nos últimos meses, supondo que esteja sendo feito um trabalho de link building.

Backlinks Extra.com.br

Backlinks do Extra.com.br

Lembrando que o link building é um trabalho constante, que além do acompanhamento, deve ser feito com calma e com boas estratégias.

Redes Sociais e Anúncios

Uma outra percepção é que não me lembro de ter visto anúncios do Carrefour ou seus produtos.

Para vender, é necessário divulgar, anunciar, mostrar seu produto. Além do preço, chegue na frente e faça melhor que o seu concorrente.
Trabalhe com Adwords e Facebook Ads. Fazendo boas campanhas, os resultados para o site é muito bom. Crie anúncios para divulgação em grandes portais, sites com muitas visitas e sites do segmento. Utilize o Google Shopping, uma ótima fonte de tráfego também.

Explorar todos esses recursos de forma correta, com certeza vão trazer fluxo de visitas e aumento das vendas no e-commerce.

Conclusão

DetetiveNão podemos concluir que a encerramento das atividades é devido ao SEO ou Marketing. Podem ser decisões internas ou outras decisões que fizeram o Carrefour encerrar suas atividades na internet.

Apenas fiz um comparativo e quis demonstrar que o trabalho de SEO e Marketing pode ser melhor, cada vez melhor. Dessa forma, podemos ver um pouco do que fazer e o que NÃO fazer em seu site de vendas.

O importante de um e-commerce são as vendas. Não interessa ao seu cliente ou chefe, se aumentaram as visitas ou o site está bem posicionado. Faça muito e bem feito, faça o seu cliente comprar o produto, não apenas visitar. Os resultados aparecem e você pode cada vez mais, fazer coisas melhores para o site.

Um grande abraço a todos!

Apaixonado por SEO e web, dedico o blog para escrever artigos de SEO, experiências em trabalhos e projetos pessoais. Analista de SEO da Buscar ID, sempre em busca de novos desafios, conquistas e novas otimizações. Se quiser tomar uma cerveja.. tweet me!