Otimizando com links internos

Poucas pessoas sabem, mas trabalhar com links internos é uma importante técnica de SEO. Essa prática também é uma forma de link building, pois você passa o link juice para aquela página, ou seja, passa credibilidade. Como dizemos ao pé da letra, “se tem gente indicando, o link é bom”. E essa prática faz diferença sim!

No artigo do Frank Marcel em 2008, ele já aborda a importância do link interno no site. No caso, ele releva o PageRank, que era um fator importante para ranqueamento do site nos motores de busca.
http://www.mestreseo.com.br/link-building/aumente-pagerank-links-internos

Como trabalhar links internos

  • Comece fazendo seu conteúdo normalmente, preocupe primeiro com a qualidade e relevância do que está escrevendo.
  • Revisando o texto, procure por palavras-chave importantes ou pequenos trechos que possam se tornar texto âncora para o link de uma outra página em seu site.

Um simples exemplo? Veja que no primeiro parágrafo desse artigo, coloquei a palavra-chave “link building” como link para a categoria. O assunto relacionado, o texto âncora e a possibilidade do visitante clicar e ver mais sobre o assunto.

Arquitetura do site

É importante manter sua arquitetura bem definida desde o início, definindo bem sua estrutura de links. Categorias, links, produtos, tags, devem ser definidas no início do desenvolvimento. Uma alteração necessária futura será bem mais fácil de ser feita e menos problemas serão causados devidos à mudança. Manter esse padrão e a arquitetura bem feita, evita o trabalho com redirecionamentos e links quebrados.

Em um site que trabalhei recentemente, encontrei diversos links quebrados dentro do conteúdo. Observando bem o código, identifiquei as falhas. No endereço do código, “../” funcionava para a página onde haviam a lista de posts, mas não funcionavam dentro do post ou em outras páginas. Vejam esse exemplo na imagem abaixo:

Código HTML criando links internos

Uma alteração na arquitetura ou links mal estruturados podem atrapalhar no funcionamento do site

Uma dica, é sempre utilizar um verificador de links. Eu uso o Xenu, que verifica os links do site e reporta caso encontre links quebrados. Ele também faz a verificação de links externos.

Não faça spam

Importante reforçar que fazer link interno não é fazer spam de links em seu site. O que você não deve fazer:

  • Sair jogando link em todo seu conteúdo vai deixar seu conteúdo ruim de ler e um spam desnecessário de links. Além disso, não sei se o Google pode punir ou “não gostar” desse seu abuso.
  • Não coloque um link para uma outra página se não houver conteúdo relacionado entre elas. Se está falando de carros no seu artigo, não vai fazer links de uma receita.

Comece a trabalhar

Links internos não tem segredo e é bem simples de fazer bem feito. Siga as dicas e pesquise, sempre lembrando de fazer um bom conteúdo, o mais importante. E mais uma vez, isso faz a diferença sim!

Apaixonado por SEO e web, dedico o blog para escrever artigos de SEO, experiências em trabalhos e projetos pessoais. Analista de SEO da Buscar ID, sempre em busca de novos desafios, conquistas e novas otimizações. Se quiser tomar uma cerveja.. tweet me!