Como otimizar seus relatórios
Você otimiza o site, mas entrega um livro e quer que seu cliente leia tudo?
Em alguns trabalhos de SEO, já tive relatos de clientes que simplesmente não conseguem entender o trabalho feito na otimização e o principal, não conseguem visualizar os resultados do trabalho contratado.
Logo nas primeiras conversas, analisava alguns relatórios da otimização que vinha sido feita e me deparava com muita informação e às vezes, não tinha a informação certa para o cliente.
Nesse artigo, vou apresentar alguns exemplos simples do que precisamos apresentar ao cliente e geralmente, um relatório simples já vai deixar o cliente satisfeito e não um livro de 50 páginas com informações técnicas que não fazem a mínima diferença para o cliente.
Qual o objetivo no site do cliente?
Antes de começar a elaborar seu relatório, pense nesse item:
Se você trabalha em um site de e-commerce, o foco principal não é mostrar os acessos de busca orgânica, o tempo de visita no site, origem dos visitantes.
Claro, são itens que você pode utilizar para análise do público, campanhas e estratégias realizadas.
Lembre-se que o foco principal do site é venda, por isso, mostre em seus relatórios quanto aumentaram as vendas no site.
Analisando outro foco, caso o objetivo é divulgar os artigos do site, trabalhe com o Event Tracking do Google Analytics.
Você pode definir que ao compartilhar em uma rede social ou enviar por e-mail, o evento seja ativado e contabilize nos seus relatórios de eventos.
Além disso, você implementar o evento para que o mesmo não considere o bounce-rate caso o cliente não navegue por outras páginas daquele site. O atributo non-interaction pode ser definido para essa função.