Porque devo trabalhar na otimização de sites?

Ano novo, metas novas. Porque não otimizar seu site para melhorar as visitas e vendas?
Um cliente me disse uma vez. “Eu já vendo bem, porque devo trabalhar na otimização de sites?”

Aproveitei o caso para criar esse post, junto com um infográfico, deixando os resultados e respostas mais claros.

O Projeto

O case é um e-commerce de vestuário unissex e acessórios.
O projeto de otimização começou em março de 2012 com a proposta de melhorar as vendas.

Analisando resultados

De início, trabalhamos On-Page e usabilidade do site.
Alteramos URL’s, títulos, imagens e muito conteúdo do site. Alterações que inclusive, provocaram queda de posições no Google e redução nos acessos. Após novas indexações dos motores de busca, já tivemos melhorias nas visitas.

Já em setembro de 2012, comprovamos que as otimizações deram resultados. Além de visitas, vemos no gráfico que as vendas quase triplicaram, em comparação à julho.

Além de grande impacto nas vendas, o número de produtos comprados por pedido também teve aumento. Devido às melhorias na usabilidade do site, facilitando a compra, visualização de produtos e toda navegação no site.

Relatórios

Um bom trabalho feito no projeto é demonstrado nos relatórios. Apresentamos ao cliente, quais melhorias foram executadas no seu site e os resultados gerados. Seja bem direto nesse ponto. O analista de SEO deve focar nos resultados que o cliente deseja, é o que digo no post ‘como otimizar seus relatórios‘.

A otimização de sites

Trabalhar com a otimização de sites é importante, muito importante. Saia na frente dos seus concorrentes e tenha melhores resultados. Mesmo que você não venda seus produtos diretamente pelo site, faça a divulgação, apareça com a sua marca, mostre seus serviços e depoimentos.

SEO não é uma receita de bolo, não tem conjunto exato de práticas. SEO são estratégias, testes, pesquisas, estudos e principalmente, paciência. Os resultados não são imediatos, mas os futuros podem surpreender suas expectativas.

Então, já pensou quando começar sua otimização? Vamos lá!

Apaixonado por SEO e web, dedico o blog para escrever artigos de SEO, experiências em trabalhos e projetos pessoais. Analista de SEO da Buscar ID, sempre em busca de novos desafios, conquistas e novas otimizações. Se quiser tomar uma cerveja.. tweet me!